“Bom, eu já estou no plástico desde 1993. Na verdade, comecei com extrusão de filme e, em 2000, conheci o processo de injeção. Eu consigo fazer uma separação entre como eu pensava sobre injeção antes do curso e depois do curso. Antes do curso, cometíamos muitos erros, especialmente em relação à regulagem de temperatura. Sempre ficávamos naquela tentativa e erro; eu regulava, a peça saía boa realmente depois de alguns minutos ou até algumas horas. Mesmo quando estabilizávamos um processo, ao voltarmos a usar o molde na mesma máquina, era um processo completamente diferente. O que é pior, às vezes você trabalhava com o processo de manhã, à tarde a pessoa fazia um outro processo, à noite um terceiro processo, e assim por diante.
Ao longo do tempo, fui percebendo que o processo de injeção é mais do que apenas encher a peça no molde e retirá-la. A partir do momento em que fiz o curso e entendi como funciona, percebi que cometíamos muitos erros. Com o curso, passo a passo, comecei a analisar o processo como um todo. O processo de injeção realmente não se resume apenas à regulagem na máquina. É uma união de fatores que precisamos detalhar, averiguar e esmiuçar para chegar ao processo ideal.
Se alguém tivesse chegado a mim e dito que o processo aprendido no curso poderia durar anos com o mesmo molde na mesma máquina, eu não teria acreditado. Mas hoje acredito que é possível. Através do curso, não apenas vemos o processo, mas também analisamos o molde, a máquina e os equipamentos periféricos, além da matéria-prima. Observamos tudo, os 6Ms de forma completa, o que torna o processo realmente confiável.
Se você se aplicar e seguir o passo a passo, verá que o curso está diretamente relacionado a um processo estável na máquina, um processo que você pode considerar confiável. Posso colocar o molde na máquina, iniciar o programa, colocar para rodar e realmente ter um processo sem falhas, evitando problemas de estar toda hora na máquina, ajustando o processo.
Para mim, que fiz o curso na primeira turma, comentei com o instrutor que estou em uma empresa que possui máquinas e moldes rotativos, com 12 moldes e 12 processos diferentes em uma única injetora. Fazer o curso funcionar nesse contexto é um grande desafio, mas é gratificante ver um processo diferenciado em cada etapa quando você aplica o que aprendeu.
Portanto, para quem está pensando em fazer, se houver alguma dúvida sobre sua eficácia, eu sou testemunha viva disso. Posso afirmar que, se você aplicar o método aprendido no curso em seu processo de trabalho e seguir o passo a passo, como aprenderá ao longo do curso, tenho certeza absoluta de que ele realmente funciona. Já consegui muitos resultados com o curso. É lógico que não é fácil; é um trabalho árduo, um esforço contínuo, dia após dia, convencendo pessoas, mostrando a coordenadores, gerentes, diretores e donos de empresas. É difícil, mas quando você apresenta resultados, não há como um empresário ou empreendedor ignorar, pois o que você consegue é uma significativa redução no desperdício de tempo e na regulagem desnecessária.
Portanto, posso afirmar e atestar que o curso realmente funciona. Isso tem sido muito positivo na minha vida. Mudei completamente a minha forma de pensar sobre o processo de injeção após o curso. Fica aqui o meu depoimento e meu agradecimento ao Wilson, à Bet, ao Giba e a todos que participaram e contribuíram de alguma forma para que esse curso fosse um sucesso para mim.”